terça-feira, 19 de maio de 2009

Orquestra Popular da Bomba do Hemetério


A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério foi formada em 2002, a partir de um desejo do Maestro Forró de articular os músicos de sua própria comunidade, despertando neles um interesse mais acadêmico e, futuramente, mercadológico. “Eu sentia a necessidade de laboratoriar os arranjos que eu criava. Precisava, então, de músicos para tocá-los e fui, ao mesmo tempo, incentivando-os a compor e a fazer arranjos também”, revela o Maestro, afirmando que a proposta da equipe é pesquisar e fazer releituras de músicas do mundo.

Com pouco mais de seis meses de formação, surgiu uma parceria com Um Bloco em Poesia e, em troca de um show, foi viabilizada a capa de um CD demo, intitulado “Orquestra Popular da Bomba do Hemetério Ao Vivo”. Com mil cópias produzidas, o CD passou a ser disputadíssimo nos shows. Em 2003 veio a grande vitrine, com shows no carnaval organizado pela Prefeitura do Recife. A partir daí, várias outras comunidades da cidade passaram a “exigir” o show da OPBH. Segundo o Maestro Forró, a Orquestra toca o ano todo, tanto que eles até organizaram o show “Fole Assoprado”, específico para o período junino, além de um show para rua e outro para palco. A equipe, até hoje, realiza dois ensaios semanais – diferente da maioria das orquestras de frevo, que costumam se reunir somente próximo ao carnaval.

Outro diferencial nos shows de rua, composto somente por músicas instrumentais, é que a OPBH propõe uma interação com a platéia, com toda a Orquestra bailando em bloco e contagiando o público que passa a participar dos movimentos descendentes e ascendentes de forma extremamente alegre. A partir da prática de som e corpo imprimido pela OPBH, todas as orquestras de frevo passaram a adotar tal princípio interativo por ser lúdico e funcional. E mais: na hora que todos se abaixam, aproveitam para descansar as pernas de folião. “Acredito que tocamos com a alma, com alegria e isso, sim, aprimora nossa qualidade musical e cênica”, define o Maestro, que teve experiências no teatro também.

Em sua elogiada trajetória, a OPBH já fez participações no CD do filme “A Máquina”, de João Falcão; no CD “Nação Canta Pernambuco”, do Maracatu Não Pernambuco, acompanhando Antônio Carlos Nóbrega e no CD e DVD “Music From Pernambuco”, distribuído pelas feiras internacionais de música na Europa, além de show no Parque Ibirapuera, em São Paulo e Brasília e aparições em programas nacionais de TV como Ana Maria Braga e Regina Casé.

PROJETOS - O Maestro Forró, 31 anos, idealizador e coordenador do projeto, além de reger todo o show de uma maneira bem particular e totalmente anti-informal, a começar do figurino, com bermuda larga, camisa de manga comprida, grandes óculos e alpercatas – passa a ser um personagem a cada apresentação, por vezes cantando e tocando trompete. “Temos essa proposta de explorar várias facetas de cada artista, seja como compositor, arranjador, cantor ou instrumentista. Nossos cantores solistas também dançam e tocam percussão no show. Há aqueles que também compõem e fazem arranjos”.

A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério mantém também um projeto paralelo com o DJ Dolores, Mega Hits, em shows com músicas que são sucesso no mundo todo em ritmo de frevo, unidas ainda a música eletrônica. A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério também mantém a Escola Comunitária de Música Zé Amâncio do Coco, que, hoje, atende 28 crianças pela manhã e 32 à tarde, com aulas semanais às terças e quintas-feiras, além do lanche gratuito. Além da iniciação musical, são oferecidas aulas de teatro, danças circulares e culinária natural (esta última, voltada para os pais e mães da meninada). O projeto iniciou em novembro de 2005, com incentivo do SIC Municipal. Hoje, sem apoio financeiro algum, os professores estão trabalhando como voluntários. A coordenação é do irmão do Maestro Forró, Givanildo Amâncio, também músico.
-Jorrando Cultura (2007) - Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.
1. Frevando em Paris
2. Luanda D'Angola
3. Frevando em Bomba do Hermetério
4. Tanajura
5. Suburbano
6. Dadinha No Passo
7. Maracatu Sambar
8. Bolada Nas Costas
9. Suíte América
10. Fantasia Elefante
11. Cabelo de Fogo


2 comentários: