segunda-feira, 18 de maio de 2009

Siba e a Fuloresta

Nascido na cidade cosmopolita do Recife, em uma família que até hoje mantém sua forte ligação com suas origens rurais, Siba cresceu entre a cidade e o interior, dois mundos que fazem parte de um mesmo todo. Desde seus primeiros contatos com as tradições da Mata Norte, começou uma longa história de aprendizado e colaboração, exercitando ao longo dos anos os fundamentos da poesia ritmada para se tornar um dos principais mestres da nova geração do maracatu e dos cirandeiros. Ao mesmo tempo, como membro da banda Mestre Ambrósio, desenvolveu um estilo musical inovador e singular, da qual o diálogo entre o tradicional e o contemporâneo, o passado e o presente, a rua e o palco são marcas distintas.

Após viver em São Paulo por sete anos, Siba voltou para Pernambuco em 2002 para começar a “Fuloresta”, um grupo formado por músicos tradicionais de Nazaré da Mata, uma pequena cidade com 30 mil habitantes, distante 65 km de Recife. Seu álbum de estréia, “Fuloresta do Samba”, foi gravado com uma unidade móvel perto de Nazaré, e lançado em 2003, seguido de apresentações em todo o Brasil.

O grupo também fez três turnês européias entre 2004 e 2006, desenvolvendo com o tempo sua habilidade de adaptar uma música que dura a noite inteira para o formato mais conciso dos palcos. Segundo Siba: “Nunca entendemos nosso passado ou nossas tradições como uma gaiola. Pelo contrário, nossa tradição nos oferece um vasto vocabulário, e nós nos esforçamos para usá-lo todo dia e a noite toda. É impossível reproduzir a maneira como envolvemos toda a comunidade na poesia e nas danças durante a noite toda, mas na hora ou nos 90 minutos que os festivais oferecem temos uma grande oportunidade de mostrar nosso impacto musical”.

“Toda vez que eu dou um passo / O mundo sai do lugar” (Ambulante Discos) é o segundo lançamento de Siba e da Fuloresta: letras diretas de uma poesia intensa, cirandas, cocos-de-roda e frevos misturados com dubs, guitarras e pianos elétricos e uma orquestra de sopros executando arranjos inovadores, junto a convidados muito especiais, como CéU, Beto Villares, Marcelo Pretto, Fernando Catatau, Isaar França e o cirandeiro Zé Galdino. Um álbum com um inesperado tom cosmopolita, que extrapola e questiona as barreiras entre cultura popular e música pop, poesia oral e literatura e o já desgastado contraste entre tradição e modernidade.

Um dos feitos mais notáveis dessa viagem de Siba entre esses mundos aparentemente distintos é sua parceria recente com a dupla de graffitti paulista “OsGemeos”, responsáveis pela arte da capa do CD e pela cenografia do DVD, que será lançado no início de 2008. Um encontro inusitado com resultados surpreendentes, sugerindo que para entendermos o Brasil contemporâneo, uma abordagem padronizada não é suficiente.
  • Composição
    Siba – Voz e percussão
    Biu Roque – Percussão e voz
    Mané Roque – Percussão e voz
    Cosmo Antônio – Percussão e voz
    Zeca – Percussão
    Roberto Manoel – Trompete
    Galego – Trombone
    Bolinha – Tuba

-Carnaval de Recife - Marco Zero (2009) - Nação Zumbi e Siba e a Fuloresta.                    

01. Trincheira da Fuloresta
02. Meu Maracatu pesa uma tonelada
03. Será?
04. Mormaço
05. Bringa / Caluanda / A Folha da Bananeira
06. A Praieira
07. A Bagaceira
08. Blunt of Judah
09. Infeste
10. Fome de Tudo
11. Hoje, amanhã e depois
12. Manguetown
13. Coco Dub
14. A velha da capa preta / Arranha Aranha / Bloco da Bicharada
15. Quando a maré encher
16. Nascedouro
 download                                                                                                                                                      

-Canoa Furada (2009) - Siba e a Fuloresta do Samba.

01 - Canoa Furada
02 - A Bagaceira
download

-Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do Lugar (2008) - Siba e a Fuloresta do Samba.

01 - Pisando em Praça de Guerra
02 - Cantar Ciranda
03 - Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do Lugar
04 - Será?
05 - Bloco da Bicharada
06 - Alados
07 - Tempo II
08 - Meu Time
09 - 12 Linhas
10 - A Folha da Bananeira
11 - João do Alto
12 - A Velha da Capa Preta
download


4 comentários:

  1. Meu Brother, eu Curti demais o seu Blog Velho!
    - Se Puder, passa lá no Meu ! Abraçõs Vey (y'

    http://pernambucanalizacaobrasileira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha baixado aqui o ao vivo no Carnaval de 2009 mas não tenho mais, uma pena essa preciosidade ter expirado o link

    ResponderExcluir