sexta-feira, 15 de maio de 2009

O AMOR



Falar sobre o amor e muito difícil. Será que o amor acompanha a humanidade desde sempre? O que é o amor?Todo mundo já sentiu esse sentimento, mas será que sabe explicar?Para a psicologia o amor e definido não simplesmente um gostar em maior quantidade, mas sim um estado psicológico qualitativamente diferente. 
Por que ao contrario de gostar, o amor inclui alguns elementos da paixão, do desejo e da proximidade. A psicologia social tentou simplificar o amor em seis formas. São elas: o amor romântico (envolve paixão e atracação sexual e é mais usual na adolescência), o amor possessivo (ciúmes, provocando emoções extremas), o cooperativo (que nasce geralmente de uma amizade anterior, sendo alimentado por hábitos e interesses comuns), o amor pragmático (característico de pessoas ensinadas a reprimir os seus sentimentos o mais possível, sendo estas relações desprovidas de qualquer manifestação de carinho), o lúdico (que se baseia na conquista e na procura de emoções passageiras) e o amor altruísta (praticado por pessoas dispostas a anular-se perante o outro, tendendo a "isolar-se num mundo onde, na sua imaginação, só cabem os dois ainda que o outro pense e atue exatamente ao contrário"). Será que o amor e uma criação do homem?Acredito que não, porque esse sentimento e universal presente em todos os lugares por mais diferentes que eles sejam. Portanto o amor pode variar de acordo com a cultura ou gosto de cada época, mas há uma predisposição para o amor em nosso sistema nervoso, então não se pode dizer que o amor seja só uma criação do homem. Ou pode?
Etimologia 
-No Grego, o termo “amor” tem uma tríplice acepção: agapé que significa cura, benevolência; eros que significa amor erótico; filia que significa amizade.
- Paixão, do latim passione = sofrimento, sentimento excessivo; amor ardente; afecto violento.



Um comentário:

  1. Mas olhaaaaaaa!!!
    Quer dizer que o assunto é amor.

    O amor não é só uma criação do homem, e sim o homem é criado por e para o amor.


    Te amo Amor meu S2

    ResponderExcluir